segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Textos publicados no portal EM.COM.BR

Clique na imagem para melhor visualização
Abaixo texto na íntegra





Consulado dos EUA no Rio vai proibir acesso ao prédio com aparelhos eletrônicos

Medida visa rapidez nos atendimentos

Leandro Andrade - Estado de Minas 26/10/2010
Com o final de ano se aproximando e o dólar em baixa cotação, os turistas brasileiros correm até os consulados em busca de vistos para o exterior. De acordo com levantamento da Embaixada dos Estados Unidos em Brasília, em média, cerca de 1000 entrevistas de concessão de vistos são realizadas por dia. Isso sem contar quem volta para casa e não consegue o atendimento a tempo.

Pensando nisso, o Consulado Geral dos EUA no Rio de Janeiro irá implementar uma medida que proíbe o acesso ao prédio portando acessórios eletrônicos, tais como celulares, iPods, computadores, câmeras fotográficas e pen drives. De acordo com o Assessor de Comunicação do Consulado, Guilherme Monsanto, a iniciativa visa agilizar o acesso dos solicitantes ao prédio quando eles passam pelos detectores de metais.

"A segurança do prédio perde muito tempo para fiscalizar cada pessoa que entra e sai do consulado. Os seguranças retém o aparelho celular até o fim do atendimento e devolvem ao visitante, e essa função não compete à eles", explicou.

Previsto para ser implantada no dia 10 de novembro, a determinação já acontece no Consulado de São Paulo desde o início deste ano e tem obtido resultados. "Sabemos que a taxa de concessão é alta, mas a cada 100 vistos solicitados em embaixadas, 95 são concedidos", disse.

Outra alternativa para desafogar os atendimentos é um multirão de entrevistas que será realizado nos dias 30 de outubro, próximo sábado, e no feriado de 2 de novembro. A previsão é de que 1500 vagas sejam abertas para que entrevistadores possam atuar nesses dois dias.

Nenhum comentário: